Membros

Sylvio do Amaral Rocha Filho

CADEIRA 05 – Desde 2001

Como Membro Fundador, é integrante permanente do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Gastronomia, e é o atual Presidente da Academia, para o mandato 2014-2018.

Sylvio é Doutor em Direito das Relações Sociais, Direito Comercial, subárea Propriedade Imaterial -Indicação Geográfica (2009), e Mestre em Filosofia do Direito (2002), ambas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 1971, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo. É sócio fundador do Escritório Amaral Rocha Sociedade de Advogados.

Foi Presidente do Conselho Deliberativo da ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas, estando por seis anos à frente da Associação.

É o 1º brasileiro após a II Guerra Mundial a receber por decreto governamental francês o título de CHEVALIER DE L’ORDRE DU MÉRITE AGRICOLE, 1989. Pertence a inúmeras Confrarias Enofílicas, dentre as quais, Chevalier de la CONFRERIE DES CHEVALIERS DU TASTEVIN – Bourgogne, França, 1989; Commandeur de la COMMANDERIE DU BONTEMPS DE MEDOC ET DE GRAVES, Bordeaux, França, 1991; Chevalier de la CONFRERIE DES VIGNERONS DE SAINT VINCENT – Mâcon, França, 1990; Cavaleiro da CONFRARIA DO VINHO DO PORTO – Porto, Portugal, 1989; Cavaleiro da CONFRARIA DOS ENÓFILOS DA BAIRRADA – Bairrada, Portugal, 1990.

É Membro da Comissão Fundadora, Instaladora e Directiva do SOLAR DO VINHO DO PORTO no BRASIL, primeiro fora de Portugal, e seu vice-presidente de 1988 até maio de 1999, e foi Vice-presidente do Porto Vintage Club de 1988 até 1999.

De novembro de 1993 a maio de 1996, escreveu e apresentou um bloco sobre enogastronomia no programa Comando da Madrugada, do jornalista Goulart de Andrade, inicialmente no SBT e posteriormente na rede Manchete, divulgando aproximadamente 120 diferentes temas genéricos sobre o assunto.

Membros titulares

Os Membros Titulares são nomes de destaque, eleitos entre reconhecidos e distintos conhecedores da cultura gastronômica brasileira, atuantes em diversas áreas da sociedade.

Membros correspondentes

Os Membros Correspondentes são escolhidos entre brasileiros e estrangeiros que representam e defendem nossa gastronomia no exterior.

Membros de honra

Os Membros de Honra são assim condecorados por alto grau de mérito e notoriedade na defesa e promoção de nossa cultura gastronômica, e por sua singularidade de expressão em nossa sociedade.

Maestros da arte

Honraria concedida pela Academia Brasileira de Gastronomia, por aclamação de seus membros estatutários, àqueles que destacadamente atuam ou atuaram em prol da gastronomia no Brasil.