A Academia Brasileira de Gastronomia é uma organização sem fins lucrativos para a preservação e a promoção do patrimônio cultural gastronômico brasileiro.
A Academia Brasileira de Gastronomia é uma entidade cultural sem fins lucrativos fundada em 2001. É formada por nomes expoentes da sociedade brasileira representantes de diversos setores – com exceção de proprietários de restaurantes e de cozinheiros profissionais, e tem a finalidade exclusiva de preservar, promover e evoluir a cultura gastronômica própria do Brasil, em suas tradições, suas práticas, suas técnicas, seus ingredientes, seus usos e saberes, e todas suas peculiaridades regionais. A Academia Brasileira de Gastronomia é autônoma, independente e sem vínculo a posições políticas setoriais, partidárias ou comerciais.
Com exclusividade no Brasil, a ABG é membro titular da Academia Internacional de Gastronomia, entidade global de preservação do patrimônio gastronômico, que tem sede em Paris, e membro titular da Academia Ibero-Americana de Gastronomia, que tem sede em Sevilha. A ABG conta ainda com Academias regionais filiadas, atualmente em expansão pelas diversas regiões e estados brasileiros.
Atividades Acadêmicas
A Academia Brasileira de Gastronomia promove seus objetivos através das seguintes atividades:
Fóruns e reuniões temáticas para a discussão sobre as definições e limites conceituais da brasilidade das práticas e pratos, respeitando contextos históricos, sociais e culturais do passado, presente e futuro prospectivo.
Compilação, processamento e guarda de conteúdo publicado em meios diversos por todas as fontes interessadas pela gastronomia brasileira, no Brasil e no exterior.
Premiação nacional e indicação a prêmios internacionais de profissionais, livros, empreendimentos e projetos merecedores de distinção e reconhecimento público.
Organização de atos e eventos culturais públicos ou privados.
Certificações de procedência e indicação geográfica, de práticas, de receitas, de produtos e de demais saberes gastronômico afins com seu objetivo.
Edição de publicações impressas e digitais.
Participação e apoio a eventos que valorizem a cultura gastronômica brasileira.
Colaboração com entidades nacionais e internacionais.
Viagens de conhecimento e descobrimento da gastronomia, no Brasil e no exterior através das Academias associadas.